Se tem algo que todo mundo preza na construção civil, além da qualidade e da segurança, que são indispensáveis em qualquer projeto, também é buscar meios de economizar tempo e dinheiro durante o processo.
Já faz um bom tempo que as estruturas metálicas estão sendo “as queridinhas” da construção civil no Brasil, podendo ser utilizadas não só como parte do material de uma determinada construção, ou seja, junto com o concreto, mas também como protagonistas na obra. Essa popularidade se deve às características superiores do material que, por exemplo, traz mais agilidade para a montagem e maior confiabilidade de execução, tendo como característica positiva também a existência de um canteiro de obra mais organizado e limpo. Além de tudo é um material bem versátil, pois consegue ser aplicado em diversos tipos de projeto, como: pontes, galpões, quadras poliesportivas, pavilhões, supermercados, shoppings, residências, entre outros.
Vamos destacar a seguir duas grandes vantagens, que são a economia de tempo e a economia de recursos financeiros, fatores indiscutivelmente essenciais de se manter um controle para o sucesso de todo o processo.
TEMPO OTIMIZADO
Segundo matéria publicada no portal AECweb, que aborda temas relacionados à construção civil e arquitetura, em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, o uso de estruturas metálicas pode reduzir em até 40% o tempo de execução da obra. Isso ocorre porque as estruturas são pré-fabricadas partindo de um projeto específico, e na sequência, quando são enviadas para a obra já chegam prontas para serem instaladas. Todo esse processo acelera o tempo de construção, permitindo concluir projetos de grande escala em um tempo bem menor do que o tradicional.
Elementos estruturais de concreto armado demandam um maior prazo de produção, entrega e montagem. Assim sendo, uma característica positiva na substituição do material destes elementos em questão (pilares) baseia-se em um cronograma de execução mais hábil e preciso para sua entrega à contratante.
RECURSOS POUPADOS
Já ouviu falar que “uma coisa puxa a outra”? Pois bem, quando se consegue acelerar o tempo de uma obra, vantagem explicada no texto acima, consequentemente o fator econômico também ganha destaque em toda essa história. Mas por quê? Pense, por exemplo, no quanto é possível economizar em relação ao pagamento dos funcionários da obra, porque cada dia a menos fará a diferença. Outros fatores também entrelaçados à economia são: evitar a compra desnecessária de materiais, o que diretamente evita o desperdício, tendo em vista que as estruturas metálicas são feitas sob medida para o projeto e não vão gerar tantos entulhos como os modos tradicionais de construção.
De acordo com uma análise comparativa de aplicação de custo e relação de manutenibilidade dos elementos estruturais de concreto armado em relação às estruturas metálicas, realizada em âmbito acadêmico e profissional na cidade de Brasília com base de dados e ferramental da empresa espanhola CYPE Ingenieros, principalmente sobre os elementos pilares, verifica-se um maior custo de manutenção em estruturas de concreto armado de bom padrão executivo (pré-moldadas) em relação às estruturas metálicas.
VOCÊ QUER SABER MAIS?
Os especialistas da Barsa Engenharia estão à disposição para te informar sobre este assunto e muitos outros nos quais tenha curiosidade em saber e, com certeza, colocar em ação no seu dia a dia, afinal, somos uma empresa 100% especializada em soluções para estruturas metálicas e pronta para fazer o seu projeto acontecer.
FONTE: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/estruturas-metalicas-reduzem-otempo-de-construcao-em-ate-40/10301
Comentários