Se até hoje você se perguntava com qual periodicidade deveria fazer uma vistoria bem-feita no seu telhado galvanizado, saiba que isso precisa ser um hábito frequente.
A cobertura de um local é tão importante quanto o restante da estrutura, logo, deixar sua manutenção em segundo plano não consiste numa opção viável, por isso, é hora de você saber como e quando tomar as medidas necessárias para conservar sempre em bom estado o seu telhado galvanizado.
O QUE SÃO TELHAS GALVANIZADAS?
São telhas feitas sob medida, o que permite que se adequem bem a qualquer tipo de projeto, o que ajuda bastante a evitar desperdício durante as obras. Elas passam por um processo químico no qual acontece a aplicação de zinco no aço, conhecido como galvanização, motivo pelo qual recebem o nome que conhecemos.
Armazéns, fábricas e grandes edifícios geralmente optam por usar esse tipo de cobertura por causa dos baixos custos, leveza do material e maior durabilidade.
Um fato marcante desse tipo de telhado é que os fatores climáticos, como ventos, chuvas e umidade, não representam grandes problemas para a edificação, já que sua resistência é alta.
QUANDO E COMO ACONTECE A MANUTENÇÃO
É de conhecimento geral que proteger o ambiente é a principal função de um telhado, sendo assim, a manutenção dele precisa ser realizada com qualidade e periodicidade suficientes para garantir a conservação da estrutura.
Aliás, a manutenção pode ser tanto de caráter preventivo, já com o objetivo de reverter um possível problema antes que se agrave, ou de caráter corretivo, quando o problema já existe e precisa ser revertido o quanto antes.
No caso dos telhados galvanizados, mesmo com todos os diferenciais que esse tipo de material possui, ele necessita de cuidados específicos para garantir a sua longevidade.
Abaixo temos 3 dicas básicas para uma manutenção bem-sucedida, observe:
- Limpeza: recomendada a cada 6 meses, pelo menos, a limpeza deve ser realizada com produtos próprios/específicos. Outro detalhe é escolher um clima adequado para a realização dessa atividade, porque altas temperaturas podem influenciar no resultado de determinados produtos e períodos úmidos e chuvosos tendem a desencadear a ocorrência de acidentes.
- Pintura: pode ser feita a cada 2 ou 3 anos, e além de garantir a estética da superfície, também protege o telhado contra a formação de limo ou bolor, elementos que com o tempo podem manchar. A tinta contribui no conforto térmico, já que as cores absorvem calor em maior ou menor quantidade.
- Vistorias periódicas com profissionais especializados: é fortemente recomendado que trabalhos de manutenção e vistoria sejam feitos apenas por profissionais capacitados para tal função, porque o conhecimento específico no assunto permite que sejam identificados todos os detalhes.
DICA EXTRA!
Além dos telhados, é fundamental fazer a manutenção das calhas na sua indústria. Esse procedimento garante a prevenção de possíveis desgastes, furos, deformações e até mesmo oxidação.
Falhas no sistema de escoamento, que são grandes vilãs no surgimento de goteiras e manchas nas paredes ou no teto, também são problemas que podem ser evitados a tempo com essa ação.
Agora que você entende a importância da manutenção em telhados galvanizados, assim como em calhas industriais e outros serviços, que tal falar com algum dos nossos especialistas para agendar uma avaliação?
Estamos à disposição, com uma equipe especializada no assunto.