Esse método de construção inovador oferece importantes benefícios, e está ganhando mais espaço no mercado.
A construção de uma ponte demanda a criação de bom planejamento e o uso de materiais de qualidade, pois é preciso que a estrutura seja segura para suportar o trânsito frequente de veículos de diferentes pesos e tamanhos. Além disso, é preciso que haja uma boa resistência para lidar com as intempéries.
Neste artigo, você irá conhecer mais detalhes sobre o uso e as vantagens do Steel Deck. Essa tecnologia está fazendo o mercado da Construção Civil ser ainda mais inovador e ágil na execução de obras, tanto de pequeno porte, quanto em projetos maiores.
O que é Steel Deck?
Steel Deck são chapas de aço galvanizadas com nervuras paralelas (pequenas ondulações que geram um efeito de sobe e desce, quando olhamos) e podem ser fixadas com soldas, conectores de cisalhamento (pino grande) ou ainda, com parafusos.
A forma de como será feita a fixação do Steel Deck é determinada pelo tipo do projeto a ser executado, como a montagem de telhados de galpões, pisos em construções elevadas ou lajes mistas. É um material bastante versátil, podendo ser utilizado em estruturas totalmente metálicas ou de concreto.
Comercialização
Segundo o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o Steel Deck é comercializado no Brasil em três opções de espessuras, sendo 0,80mm, 0,95mm e 1,25mm. Já o comprimento varia e pode chegar até 12m, que é o tamanho máximo permitido para o transporte feito em carretas. Uma unidade tem um peso médio de cerca de 60 kg.
O mais indicado é incluir o Steel Deck ainda na fase de criação do projeto arquitetônico, pois assim, fica mais fácil determinar os tamanhos e espessuras, além de ser possível planejar com antecedência, quais materiais poderão ser utilizados para reforçar toda a estrutura.
Fabricação e Uso
As chapas de Steel Deck são fabricadas em quatro versões e podem ser utilizadas da seguinte forma:
Steel Deck Composto: é utilizado em construções elevadas na montagem de pisos e lajes mistas, como em prédios, por exemplo;
Steel Deck para Telhado: as chapas podem ser utilizadas sozinhas e fixadas em uma estrutura metálica, como no teto de galpões, sem a necessidade de combiná-las com outros materiais;
Steel Deck Celular: uma chapa de aço inferior é combinada com outra "composta" ou de "telhado" e pode ser usada em locais onde será necessária a passagem de cabos e fios, devido ao seu formato de entalhe;
Steel Deck de Formulários: esse tipo de chapa é ideal para ser utilizada com concreto, seja em pisos ou lajes mistas.
O uso do Steel Deck no Brasil é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio de textos normativos dispostos na NBR 6118 (Projeto de Estrutura de Concreto - Procedimento), na NBR 8800 (Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios), NBR 10735 (Chapas de Aço de Alta Resistência Mecânica Zincadas) e na NBR 14323 (Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edifícios em Situação de Incêndio - Procedimentos).
A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), juntamente com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) também criaram um texto normativo para explicar corretamente como manusear e aplicar o Steel Deck corretamente intitulado "Execução de Estruturas de Aço - Práticas Recomendadas". O material pode ser facilmente encontrado no site dessas entidades.
Steel Deck em pontes
O processo de construção de uma ponte com Steel Deck é bem parecido com a montagem de uma laje mista (feita com aço e concreto). As chapas são fixadas na estrutura montada com vigas e pilares metálicos ou de concreto, e logo depois, uma tela de ferros finos soldados é colocada por cima para ser realizado todo o processo de concretagem.
As Vantagens do Steel Deck
Construções que utilizam o Steel Deck, seja de estrutura totalmente metálica ou de concreto, levam menos tempo para serem concluídas. As obras feitas no formato convencional, demandam um maior período de execução, além de escoramentos com madeiras e outros itens durante o processo de secagem.
O engenheiro Antônio Joaquim destaca mais benefícios do uso do Steel Deck em pontes e outros tipos de construções. “É possível ter mais agilidade, praticidade, um custo final bem mais em conta, mais segurança e ainda reduz a necessidade de aplicação de grandes quantidades de ferragem.”
A Barsa Engenharia utiliza a tecnologia Steel Deck, na construção de pontes. Além disso, a empresa fabrica, instala e faz a manutenção de estruturas metálicas e de telhados. Embora esteja presente nos estados de Goiás e Minas Gerais, também realiza obras em todo o país.
Bom dia! Qual foi a primeira estrutura de transposição (ponte) feita utilizando essa tecnologia? Qual o ano e qual a local de instalação?